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Detonado Pokémon BW / 1º Parte

Detonado Black/White
CONTINENTE UNOVA, COMEÇANDO EM NUVEMA TOWN
Ao começar o jogo, escolha seu nome e se quer jogar como menino ou menina. A profª Juniper irá apresentar seus dois amigos e que daqui por diante serão também seus rivais. Ela irá deixar um presente em sua casa e voltará para o laboratório dela. Sempre que você for ligar o jogo, será mostrada a estação do ano em que você está. As estações do ano mudam a cada mês e elas influenciam em algumas coisas no jogo. Será primavera nos meses de janeiro, maio e setembro; verão em fevereiro, junho e outubro; outono em março, julho e novembro; inverno em abril, agosto e dezembro.
Você estará em seu quarto com Cheren, o garoto de óculos. Bianca, a garota loira, chegará em seguida, atrasada. Vocês três irão começar suas jornadas pokémon simultaneamente, para isso, devem abrir o presente que a professora deixou para vocês. Escolha um dos três pokémons iniciais: Snivy, do tipo planta; Tepig, do tipo fogo ou Oshawott, do tipo água. Eles estarão no lv.5. Cheren ficará com o inicial que tem vantagem ao seu, enquanto Bianca ficará com o que tem desvantagem. Isso não importa muito agora, pois todos eles só podem causar dano com Tackle. Ambos os seus rivais irão te desafiar, Bianca lutará com você primeiro, em seguida Cheren irá curar o seu inicial e batalhará com você.
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott

Bianca usa:
Oshawott lv.5Snivy lv.5Tepig lv.5

Cheren usa:
Tepig lv.5Oshawott lv.5Snivy lv.5
O seu quarto ficará bagunçado por causa das batalhas. Seus rivais irão embora. Desça e encontre sua mãe, ela irá curar seu inicial e te dará o Xtransceiver, o novo aparelho que serve como telefone nestas versões. Não se preocupe com a bagunça que vocês fizeram no quarto, nos games, sua mãe arruma a bagunça para você (só em jogo mesmo...). Ela dirá para que vá ao laboratório da profª Juniper. Ao sair de casa, irá espantar vários Pidove que estão do lado de fora (se for à noite, serão Woobat). Siga Bianca até a casa dela e veja ela tomar uma bronca do pai. Após isso, saia e suba até o laboratório, onde seus rivais estão te esperando. Entre no laboratório e vá retirar a sua Pokédex com a professora. Quando sair do laboratório, sua mãe virá e te dará o Town Map, um item que serve para ver o mapa da Unova. Saia da cidade pelo norte.
Encontre Bianca, Cheren e a profª Juniper aqui e assista a uma aula grátis de como capturar um pokémon. Depois disso, Juniper te dará 5 pokébolas e irá embora, assim como seus rivais. Andando pelos matinhos poderá encontrar pokémons como Patrat e Lillipup. De vez em quando, pode ser que você veja um matinho chacoalhando. Se você conseguir chegar até ele, um pokémon raro irá aparecer instantaneamente. Nesta rota aparece Audino nesses matinhos que se mexem. Audino costuma dar mais pontos de experiência que Patrat e Lillipup, é muito bom para treinar. E ele aparece nos matinhos que se mexem de todas as rotas do jogo. Claro, haverão outros pokémons que aparecem nos matinhos que chacoalham, porém Audino é o que aparece mais facilmente. Enfim, há uma menina nesta rota que te dará um Potion. Caso se sinta em apuros, poderá voltar para sua casa, sua mãe sempre irá curar os seus pokémons. A saída desta rota fica logo ao norte. Encontre seus rivais e receba um telefonema da profª Juniper. Entre na próxima cidade.
ACCUMULA TOWN E A EQUIPE PLASMA
Nesta cidade já temos algumas coisas para fazer. Encontre a profª em frente ao Centro Pokémon. Você pode recuperar seus pokémons sempre que quiser falando com a enfermeira. Aqui temos o PC para onde vão os pokémons que você captura quando estiver com 6 pokémons na equipe. Tem alguns vendedores num balcão azul logo na entrada do PokéCenter. Quem já jogou versões anteriores de Pokémon deve saber que haviam PokéMarts, lojinhas onde se vendiam os itens. Pois bem, agora essas lojas ficam dentro dos PokéCenter, logo na entrada.

Quando sair, encontre Cheren e uma multidão à esquerda da cidade. Aqui você conhecerá a Team Plasma, a equipe vilã dessas versões. Escute um sermão de Ghetsis, um dos 7 sábios da Equipe Plasma, o mais importante deles. Depois do falatório, ele partirá com seus soldados e a multidão irá se dispersar, com a exceção de um garoto de boné branco e preto. Ele diz ser conhecido apenas como "N" e te desafiará numa batalha.
N usa:
Purrloin lv.7
Você encontrará N mais vezes durante sua jornada, ele não possui seus próprios pokémons e batalha sempre com pokémons que aparecem pelas redondezas (sim, aqui perto tem um lugar onde você encontrará Purrloin). Mais adiante na jornada saberemos o porquê disso. Após a batalha, N e Cheren irão embora. Aproveite para recuperar seus pokémons. Há uma casa nessa cidade onde uma pessoa te dá uma pokéball de graça. Não há muito mais o que ver aqui, portanto, saia da cidade pela esquerda.
Ao entrar na segunda rota do jogo você recebe uma ligação de sua mãe dizendo ter um presente para você. Ela aparecerá e te dará os Running Shoes, que permitem que você corra enquanto segura o botão B (quem jogou HeartGold/SoulSilver irá notar que não há mais a opção de fixar o Running Shoes para não ter que segurar B enquanto corre). Nos matinhos desta rota é possível encontrar de novidade Purrloin, que por acaso é o pokémon que N usou contra você. Pela rota também encontramos alguns treinadores para batalhar. Recolha os itens que encontrar pelo caminho. Quando estiver chegando na próxima cidade, Bianca aparecerá e te desafiará para uma batalha.
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Bianca usa:
Lillipup lv.6
Oshawott lv.7
Lillipup lv.6
Snivy lv.7
Lillipup lv.6
Tepig lv.7
Derrote-a e poderá entrar na cidade.
STRIATON CITY E OS MACACOS ELEMENTAIS
Dirija-se ao Centro Pokémon para recuperar seus pokémons. Logo à direita do Centro há um restaurante com um senhor bloqueando a entrada. Esse restaurante na verdade é o 1º ginásio! Agora os ginásios não são apenas uma construção de telhado vermelho, como era nas antigas versões. Cada ginásio terá sua própria característica. Como ainda não dá para entrar, sugiro que, antes mesmo de explorar a cidade, saia dela pela direita, entrando no Dreamyard. Enfrente alguns treinadores aqui. Não conseguirá ir muito longe pois há um arbusto no caminho. Fale com a última pessoa deste lugar, você receberá um dos 3 macacos elementais, cujo tipo tenha desvantagem ao seu inicial.
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Você recebe:
Panpour lv.10Pansage lv.10Pansear lv.10
O motivo de eu ter falado para visitar este local primeiro foi para que você recebesse seu respectivo pokémon macaco. O líder do próximo ginásio usará um deles também, porém será aquele que terá vantagem ao seu inicial. Porém, ainda será possível ter vantagem ao líder, pois o macaco que acaba de receber terá vantagem ao macaco que o líder usar.
De volta a Striaton, atrás do prédio que está à direita da cidade tem um careca que te dá uma Dusk Ball. Nesse mesmo prédio verá duas entradas que ficam em sua esquerda (sim, agora existem casas onde a porta se encontra pelos lados, diferente das versões anteriores, onde a porta sempre ficava na frente - repare que ao entrar numa casa pelo lado, a tela muda sozinha o ângulo do visor). Na entrada de baixo desse prédio tem uma pessoa que lhe entrega uma Great Ball. Agora entre na poké-escola, que fica logo à esquerda do PokéCenter. Tem uma pessoa aqui que te faz um quiz, responda corretamente e receba um Full Heal. Você verá Cheren aqui também. Prepare-se para mais uma batalha.
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Cheren usa:
Tepig lv.8
Purrloin lv.8
Oshawott lv.8
Purrloin lv.8
Snivy lv.8
Purrloin lv.8
Agora que você tem um dos três macacos, não deverá ser difícil derrotar o inicial dele. Quando vencer, ele te dará 3 Oran Berry. Recupere seus pokémons e prepare-se para ir ao ginásio. Recomendo que antes de enfrentar algum líder de ginásio, deixe sempre todos os seus pokémons em levels mais altos que o level do pokémon mais forte do líder, para não passar por muitas dificuldades nas batalhas. Uns 5 levels acima já é de bom tamanho, mas isso fica a seu critério. É bom sempre enfrentar todos os treinadores que encontra pela sua jornada, ajuda muito a ganhar pontos de experiência. No ginásio, você verá uma outra pessoa barrando a entrada do restaurante. É Cilan, o líder do ginásio. Ele verá o seu inicial e entrará. Entre também. O porteiro do ginásio irá te dar um Fresh Water, que serve para recuperar 50 HP de seu pokémon. Lembre-se sempre de falar com o porteiro quando entrar nos ginásios, todos eles te darão um Fresh Water. Por ser um restaurante, os treinadores do ginásio são garçons e garçonetes. Para chegar até o líder, você deverá pisar no botão certo para abrir a cortina que bloqueia o seu caminho. As cortinas representam os elementos planta, fogo e água, basta pisar no botão do elemento que tenha vantagem ao que aparece na cortina para ela se abrir. Quando chegar até Cilan, verá que ele possui 2 co-líderes de ginásio, chamados Chili e Cress. Como Cilan viu o seu inicial, ele sabe quem será forte contra você, logo será o líder que tem vantagem ao seu inicial que te desafiará!
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Você batalhará com:
Chili, que usa:
Lillipup lv.12
Pansear lv.14
Cress, que usa:
Lillipup lv.12
Panpour lv.14
Cilan, que usa:
Lillipup lv.12
Pansage lv.14
Dica: É preferível usar o macaco que você ganhou contra o macaco do líder, pois o pokémon macaco que você recebeu tem vantagem ao pokémon macaco do líder. Você pode deixar o seu inicial para enfrentar Lillipup, por exemplo.

Uma insígnia três em um - a primeira de sua jornada
O RESGATE NO DREAMYARD E NA WELLSPRING CAVE
Saindo do ginásio uma mulher irá te ver e te convidará para que venha até a casa dela. Ela é Fennel, uma amiga da profª Juniper. Ela precisa que você vá resgatar Munna no Dreamyard, para isso, ela te dará o HM01 - Cut, que serve para cortar aquele arbusto, lembra? Antes de sair, fale com a outra garota que está no laboratório de Fennel. Ela é Amanita, a desenvolvedora do Pokémon Storage System dos PCs de Unova, assim como Bill, Lanette e Bebe das versões anteriores. O nome dela aparecerá no PC de agora em diante.

Ensine a técnica Cut para um de seus pokémons (lembre-se que golpes de HM não podem ser deletados). Quer ver um lugar onde pode usar essa nova técnica? Saindo da cidade pelo sul, logo mais à esquerda verá um daqueles arbustos, faça o seu pokémon com Cut cortá-lo e chegará em um item. Voltando a Striaton, saia pela direita da cidade e corte o arbusto que há no Dreamyard para abrir caminho. Bianca aparecerá por aqui também. Vocês ouvirão a voz Munna, que aparecerá diante de vocês. Dois membros da Team Plasma irão aparecer querendo raptar Munna (um deles chega até a chutar o pobre pokémon). Caberá a você salvar Munna.
Derrote os dois soldados (eles possuem um pokémon no lv.10 cada). Aquele membro voltará a chutar Munna até que Ghetsis aparece... em dois lugares ao mesmo tempo, e depois reaparecendo na frente dos soldados. Eles irão se assustar e fugirão. Logo aparecerá um Musharna, responsável pela ilusão que afugentou os membros da Team Plasma, salvando assim seu filhote. Munna e Musharna deixarão um item que será recolhido por Fennel, que então vai embora. Agora poderá explorar o local. Preste atenção nas passagens para conseguir chegar até os itens. Nos matinhos daqui será possível achar Munna. Se vir um matinho se mexendo, poderá aparecer (além de Audino), com uma chance ínfima (5%), Musharna. Nada mais a fazer, volte para Striaton e vá até a casa de Fennel.
Encontre Fennel em seu laboratório e receba dela o C-Gear. Fale com Amanita e consiga o Pal Pad. Feito isso, podemos finalmente sair da cidade seguindo pela esquerda. Passando por uma fonte, vire ao norte (quem já tentou vir até aqui antes verá que o homem que antes te barrava, te deixará passar). Suba e a primeira casinha que estiver a sua frente será o Pokémon DayCare (lugar onde você pode deixar pokémons para ganharem experiência, eles ganham 1 exp a cada 1 passo seu, além disso, se você deixar um casal de pokémon que seja compatível um com o outro, eles poderão botar ovos). À esquerda do DayCare há um tipo de escolinha de crianças, com um playground do lado de fora. Você poderá batalhar com eles, inclusive uma das batalhas será de dupla. A professora que se encontra dentro da escolinha pode curar os seus pokémons quando quiser. Aproveite para se recuperar após batalhar com esses treinadores, pois logo adiante estará Cheren, lhe esperando para uma batalha!
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Cheren usa:
Tepig lv.14
Purrloin lv.12
Oshawott lv.14
Purrloin lv.12
Snivy lv.14
Purrloin lv.12

Após a batalha, dois membros da Equipe Plasma passarão por vocês, seguidos por Bianca e uma garotinha. Bianca conta que eles haviam roubado o pokémon da menina. Cheren então decide que vocês devem ajudar a garotinha, e parte atrás dos bandidos. Antes de continuarmos, talvez queira explorar o matinho que há aqui por perto, pois nele você poderá capturar pokémons como Pidove e Blitzle. Siga para onde Cheren foi e logo irá encontrá-lo diante de uma caverna (Wellspring Cave). Se quiser, antes de entrar, se você seguir pelo caminho do matinho que tem aqui do lado, encontrará uma treinadora que te dará uma Berry, caso você derrote-a numa batalha. Enfim, ao entrar na caverna, você e Cheren verão os dois bandidos. Derrote um deles que Cheren tomará conta do outro. Em seguida, virão outros dois membros da Equipe Plasma, e dessa vez você terá de enfrentá-los numa batalha em dupla, com Cheren ao seu lado. Derrote-os e eles irão embora.
Se quiser, é possível chegar até um item nesta caverna, porém não poderá explorá-la no momento, visto que ainda não possuímos surf. Pela caverna, poderão aparecer pokémons como Roggenrola e Woobat, eles são os equivalentes aos Geodudes e Zubats que sempre encontrávamos pelas cavernas das versões anteriores. Eventualmente, pode ser que você perceba um montinho de poeira aparecendo em algum lugar da caverna. Assim como os matinhos que chacoalham, esses montinhos de poeira guardam algum pokémon raro. Se você chegar até esse montinho de poeira, irá aparecer Drilbur. Às vezes esses montinhos de poeira podem esconder itens também. Nada mais a fazer aqui, volte até onde Bianca e a garotinha estavam. Ela te dará 3 Heal Ball como agradecimento por tê-la ajudado.
Com elas fora do caminho, a saída ao sul está liberada. Desça um pouco e logo verá Cheren no gramado. Repare que o matinho onde Cheren estava é de cor mais escura que o normal. Cheren irá lhe explicar que nesse matinho escuro há grande chances de você encontrar dois pokémons ao mesmo tempo, o que implica uma batalha em dupla contra dois pokémons selvagens. Os pokémons que aparecem nesses matinhos escuros são os mesmos que aparecem nos matinhos comuns do local, porém eles aparecem em levels um pouco mais altos. Em outras palavras, esses matinhos de batalhas em dupla é o lugar perfeito para treinar seus pokémons. Em termos de captura, você só conseguirá atirar uma pokébola quando restar apenas um pokémon no campo. Logo, para capturar um dos pokémons que apareceram numa batalha em dupla, será preciso derrotar o outro. Um detalhe: se você vier para esse matinho escuro portando apenas um pokémon na equipe, as batalhas serão sempre individuais. Continue explorando a rota, recolhendo os itens e enfrentando os treinadores. A saída fica logo à esquerda.
NACRENE CITY E O MUSEU DE UNOVA
Logo que entrar na cidade Cheren aparecerá para bat... brincadeira! Desta vez ele quer apenas te dar 3 Chesto Berry. Vá restaurar seus pokémons no Centro. Na casa à direita do PokéCenter tem uma menina que faz uma troca importante no jogo. Cottonee é um pokémon que você encontra apenas na versão Black, enquanto Petilil é encontrado apenas na White. Caso você possua o pokémon de sua versão, essa menina aceita trocá-lo pelo pokémon de sua versão oposta. Na casa à esquerda do PokéCenter tem uma pessoa que vende os X-itens. Na casa à esquerda dessa tem uma mulher de cabelo azul que te dará um destes três itens: Miracle Seed, Charcoal ou Mystic Water, que aumentam o poder de golpes do tipo planta, fogo e água, respectivamente. Você não precisa necessariamente escolher a opção equivalente ao seu inicial, você pode pegar o tipo que corresponda ao de seu macaco e dar a ele, por exemplo, para isso, terá que dizer o nome do outro inicial. Sugiro que pegue Charcoal ou Mystic Water, pois teremos a chance de conseguir um Miracle Seed logo mais, na floresta que há perto desta cidade (mais tardar no jogo também será possível achar Charcoal e Mystic Water, escolha o que preferir).

Se for ao norte do Centro Pokémon, logo à esquerda terá uma lanchonete onde a garçonete te dá um Soda Pop de quarta-feira. À direita está o museu da cidade. Ao tentar entrar, N aparecerá. Esteja preparado para batalhar contra ele.
N usa:
Pidove lv.13
Tympole lv.13
Timburr lv.13

Repare que Purrloin não está mais na equipe dele. Lembra que eu disse que ele costuma usar pokémons que aparecem por perto do local? Pois bem, saindo à esquerda da cidade existe uma área onde aparecem Tympole e Timburr. Porém não vou cobrir aquela área agora, visto que vamos passar por lá depois. Após a batalha, recupere seus pokémons e prepare-se para entrar no museu - que é o nosso 2º ginásio. Quando entrar, um cientista irá te ver e te mostrará o museu - destaque especial para o fóssil de Dragonite no centro do museu. Você será levado até a entrada do ginásio. Ao entrar, perceberá que este ginásio não é apenas um museu como também uma biblioteca. Receba sua Fresh Water do porteiro do ginásio e vamos ao puzzle!
Aqui você terá que subir nos banquinhos para poder ler os livros das estantes. Leia o livro na estante da esquerda-baixo da sala. Faça o mesmo na estante da esquerda-meio. Então, fale com a mulher que está guardando a estante esquerda-cima e ela batalhará com você. Derrote-a e ela sairá do seu caminho, permitindo que você leia o livro dessa estante. Após isso, vá para a estante da direita-baixo e por fim na estante da direita-meio, derrote a treinadora que estiver aqui também para que ela saia do seu caminho. Ao ver o livro dessa estante você ativará um mecanismo que fará a estante mover-se para direita, revelando uma passagem secreta. Desça pela escada que aparecer e estará na salinha da líder deste ginásio.
Lenora usa:
Herdier lv.18
Watchog lv.20

Dica: Quem começou com Tepig a essa altura já deve tê-lo evoluído e aprendido um golpe lutador, que tem vantagem contra os tipos normais. Se não tiver golpes lutadores, use qualquer outro pokémon, apenas evite usar um tipo psíquico pois os pokémons dela possuem golpes noturnos. Talvez fosse interessante você equipar uma Chesto Berry no pokémon que for usar contra Watchog, já que ele pode usar o hipnose.

Uma insígnia básica de um ginásio básico
Antes mesmo que você possa comemorar a conquista de sua nova insígnia, aquele cientista do museu virá avisar Lenora que eles estão sendo atacados pelo Team Plasma. Saia da biblioteca e volte ao museu. Você verá os plasmáticos no museu, mas logo desaparecerão numa fumaça, roubando a cabeça daquele fóssil de Dragonite. Lenora irá correr para ver se consegue alcançá-los, saia também. Do lado de fora, um homem aparecerá, é Burgh, o líder da próxima cidade. Bianca e Cheren também aparecerão e todos vocês concordarão em ir atrás da cabeça do fóssil roubado. Para te ajudar, Bianca te dará o Dowsing MCHN, que serve para localizar itens escondidos. Diferente das versões da 4ª geração, o Dowsing MCHN não se assemelha muito com um radar, agora ele dispõe de uma seta e dois bastões que indicam onde algum item escondido possa estar. Se quiser testar como funciona, tente achar uma Ultra Ball que está escondida do lado de fora daquela lanchonete. Agora podemos ir atrás dos plasmáticos, recupere seus pokémons e saia pela esquerda da cidade.
RUMO A PINWHEEL FOREST E A SKYARROW BRIDGE
No caminho, você encontrará Burgh novamente, ele dirá para que o siga até a floresta. Mas antes de entrar na floresta, vamos explorar a área que há do lado de fora dela. Perto de onde você encontrou Burgh tem uma garota que te dá o TM94 - Rock Smash. Embora esse golpe tenha deixado de ser um HM, ele ainda pode ser ensinado para que pokémons quebrem alguma pedra que por ventura possam aparecer durante o jogo (da mesma forma que era em Gold, Silver e Crystal, época que Rock Smash ainda era um TM). Por ser um TM, Rock Smash agora poderá ser esquecido caso for ensinar um novo golpe a seu pokémon. Sem falar que agora podemos usar TMs sem medo de disperdiçá-los, já que agora, uma vez adquiridos, ficarão para sempre em sua mochila, tal como HMs (os TMs já não somem mais de sua mochila após utilizados). Em compensação, agora as lojas vendem TMs bem mais caro que antigamente.

Seguindo ao sul, em direção ao matinho, a primeira treinadora que vemos é uma enfermeira. Ela não te chamará para batalhar, você deve ir falar com ela para que ela aceite uma batalha. É bom ir batalhar sempre que você avistar algum treinador que seja médico ou enfermeira, pois eles sempre irão recuperar os seus pokémons após da batalha, e quantas vezes mais você quiser. Como eles não te chamam, é bom sempre prestar atenção para ver se não há nenhum treinador médico ou enfermeira no local em que você estiver. É nesta área abaixo da enfermeira que encontramos aqueles pokémons que N usou, Tympole e Timburr. Além deles, pode aparecer também um dos pokémons faixa preta: Sawk (em Black) ou Throh (em White). Há uma chance bem ínfima (5%) de você encontrar o pokémon faixa preta da versão oposta a sua naqueles matinhos que se sacodem, é bem difícil encontrá-lo pois na maioria das vezes aparece sempre Audino. Por aqui podemos encontrar também aqueles matinhos de batalhas em dupla, além de treinadores e alguns itens (alguns poderão ser localizados com o Dowsing MCHN). Por aqui também haverá uma grande pedra, fale com ela portando um pokémon lutador na equipe e receba um Star Piece. Você pode fazer isso todos os dias. Não conseguirá ir muito longe pois não há outra saída, então volte onde estava aquela enfermeira (aproveite e peça para que ela cure seus pokémons) e entre na floresta, logo à esquerda dela.
Na floresta podemos encontrar pokémons como Sewaddle, Venipede, Cottonee (só em Black) e Petilil (só em White). Já nos matinhos que chacoalham, além de Audino, há chances de você encontrar qualquer um dos três macacos: Pansage, Pansear e Panpour, além de ter a chance de aparecer também a evolução do pokémon de planta de sua versão (ou seja, pode aparecer Whimsicot em Black e Lilligant em White). Você verá Burgh na floresta, ignore o caminho do norte e tome o caminho da esquerda. É por aqui que existe uma grande pedra que evolui Eevee em Leafeon, se ele subir um level perto dela - provavelmente você não tem um Eevee, mas fica como informação. Pelo caminho, encontrará alguns itens, além de treinadores para batalhar. Um detalhe, alguns desses treinadores são Pokémon Rangers, sempre que vir um Ranger em qualquer lugar do jogo, batalhe com ele, pois eles sempre dão alguma Berry após a batalha. Você deverá enfrentar alguns membros da Equipe Plasma que vão estar pelo caminho.

Preste atenção por onde anda, pois será preciso entrar dentro de alguns troncos que estão pela floresta para seguir caminho. Vá enfrentando a Equipe Plasma, quando derrotar o último membro, ele irá te devolver a cabeça do fóssil de Dragonite que haviam roubado do museu. Logo após aparecerá Gorm, um dos 7 sábios da Team Plasma. Burgh e Lenora irão aparecer e os plasmáticos irão embora. Como agradecimento por ter recuperado a cabeça do esqueleto, Lenora te dará uma Moon Stone, pedra que serve para evoluir Munna. Saia pela direita (logo aqui você encontra a Miracle Seed de que falei) e voltará ao pátio principal da floresta, a saída fica seguindo para o norte.
Saindo da floresta verá uma grande ponte logo a sua frente. Antes de atravessar a ponte, fale com o homem que tem aqui e receba Quick Claw. Não há nada para fazer na ponte, apenas atravesse-a, prestigiando a paisagem. Conforme você for andando, a tela irá ficar mudando sozinha o ângulo de visão do personagem. No fim, chegará em Castelia City.

EXPLORANDO A GRANDE CASTELIA CITY
Aqui estamos, na cidade pokémon mais dinâmica do game! Alto aí, antes mesmo que dê o primeiro passo! Imediatamente quando entrar na cidade, dirija-se ao sul. Você entrará numa plataforma direcionada para o mar. Você verá que há outras dessas plataformas na cidade, pois esta também é a cidade porto desse game. Porém, especificamente nessa primeira plataforma, há uma pessoa que irá te dar uma das três pedras evolutivas que evoluem o seu pokémon macaco, portanto, escolha aquela que você precisa! Porém recomendo que não a utilize ainda, pois, uma vez evoluído, seu macaco não aprenderá novos golpes subindo levels, independente de qual level esteja. O último golpe que os macacos aprendem é o Crunch, no lv.43, sugiro que dê a pedra apenas quando seu macaco chegar a esse nível, podendo assim aproveitar todos os golpes que eles podem aprender. Retorne à cidade.

Enquanto anda seguindo pela esquerda numa rua de formato circular, perceberá o efeito 3D rotacional do cenário. Esta é a Main Street (rua principal). O PokéCenter está localizado na base de um prédio, entre nele e finalmente recupere seus pokémons. Vamos explorar com calma a cidade, para não nos perdermos. Não adentre nenhuma das ruas ou das plataformas dos navios ainda. Vamos primeiro no prédio verde que está logo à esquerda do Centro Pokémon. Esta é a Battle Company. Você será convidado a subir para participar de algumas batalhas. Ao entrar no elevador, os únicos andares acessíveis são o 47º e o 55º. Fale com todos nesses andares, alguns batalharão com você, outros irão lhe dar itens.

Voltando à Main Street, entre na rua que está imediatamente à direita do Centro Pokémon. Aqui é a Castelia Street, uma rua bastante movimentada, as pessoas que passam por aqui estão sempre com pressa e algumas delas acabam esbarrando em você. No prédio da direita há uma pessoa que te mostra uma foto de Zorua, para que ele seja adicionado a sua pokédex. No prédio da esquerda há uma menina que oferece uma massagem a um de seus pokémons, que ajuda a aumentar a felicidade (ela faz isso uma vez por dia), ajuda muito caso queira evoluir um Woobat ou Swadloon. Se pegar o elevador, pode conseguir o TM44. De volta a Castelia Street, siga ao norte e chegará no local onde há um chafariz. Por aqui há algumas máquinas de bebidas onde você pode pegar Fresh Water, Soda Pop e Lemonade. Fale com o carinha que está dançando na frente do chafariz e batalhe com ele. Responda sim para ele e você poderá batalhar com outros dois dançarinos que estão na cidade, todos eles usam um dos três macacos elementais. Daqui a pouco encontramos eles, conforme formos explorando a cidade.
Abaixo do chafariz existem 4 ruas que vão dar de volta à Main Street. A primeira da direita (por onde viemos) é a Castelia Street. Entre na segunda rua da direita, logo à esquerda da Castelia Street. Você acaba de entrar na Mode Street. Aqui há uma barraca que vende sorvete (Casteliacone) toda terça-feira, exceto nos meses de inverno (winter). Esse sorvete cura qualquer problema de status. À direita tem uma galeria de arte. Fale com um palhaço aqui, ele irá perguntar se você tem um pokémon de um determinado tipo, mostre o pokémon do tipo que ele está pedindo e receba uma Berry. Venha aqui todos os dias e mostre o tipo que ele pedir. Continue indo ao sul da Mode Street e estará novamente na Main Street (esta é a rua à esquerda do PokéCenter).
 
Siga para a esquerda e entre na 3ª rua, aquela que está à esquerda do prédio da Battle Company. Chegamos a Narrow Street, um pequeno beco dessa cidade grande. Ao seguir em frente, você será abordado por um homem de preto e de óculos escuros, que sairá por detrás do latão de lixo. Ele te dará o TM70 - Flash, uma técnica que já chegou a ser um HM, mas que ainda como TM é necessária para clarear uma caverna. Logo à direita encontramos um bar, entre e fale com o tio do balcão e pegue uma Lemonade grátis. Ainda na Narrow Street você verá outro dançarino de rua aqui, enfrente-o e em seguida ele voltará para o local do chafariz. Siga em frente e estará no chafariz de novo, vire a esquerda e desça para explorarmos a última rua. Finalmente estamos na Gym Street, onde encontramos o ginásio, que nesta cidade é um grande prédio de janelas amarelas. Tente entrar, Cheren e Burgh virão falar com você e partirão. Faça o mesmo, seguindo ao sul, em direção à Main Street.
Você acaba de sair da última rua à esquerda da cidade. Bem a sua frente está uma daquelas plataformas dos navios, nesta primeira não há nada para vermos, então siga pela direita e entre na segunda. Neste cais encontrará o 3º dançarino, derrote-o numa batalha e vá encontrar os três dançarinos no chafariz. Eles lhe darão o Amulet Coin como recompensa. Em seguida, volte a Main Street e entre na plataforma central (a 3ª plataforma dos navios). Você verá Burgh e Bianca, além de uma nova garota, chamada Iris. Burgh dirá que Bianca teve seu Munna roubado. Um dos capachos da Team Plasma se mostrará e fugirá. Junte-se a sua cambada e vá atrás dele, você deverá encontrá-lo na Gym Street (a última rua da esquerda). Chegando lá, derrote o cara da Equipe Plasma e adentre o prédio com o seu grupinho. Ao entrar vocês irão se deparar com Ghetsis e outros dois sábios da Team Plasma (Bronius e Rood), além de três membros comuns. Um deles irá libertar o Munna de Bianca. Em seguida eles desaparecerão. Iris irá te dar uma Berry e irá embora, assim como Bianca, enquanto Burgh voltará para o ginásio. Saia também, atravesse a rua e siga para o ginásio!
Em plena cidade grande temos um ginásio de insetos. Entre e retire seu Fresh Water com o porteiro. Você verá que as paredes do ginásio formam o desenho de um favo de mel. Existem algumas barreiras de mel que podemos atravessá-las, para isso, fique empurrando a barreira de mel até conseguir passar. Algumas barreiras estão bloqueadas com um portão, para destrancá-las, basta ir pisando nos botões que estiverem no chão. Vá enfrentando os palhaços do ginásio até chegar no líder.
Burgh usa:
Whirlipede lv.21
Dwebble lv.21
Leavanny lv.23

Dica: Antes de sair preparando seus golpes voadores, de fogo e de pedra, preste atenção, pois os pokémons de Burgh não são apenas do tipo inseto, são parte dos tipos veneno, pedra e planta. Isso te dá algumas opções mais para se obter vantagem sobre os pokémons dele, basta escolher os golpes certos. Não será muito difícil se os seus pokémons estiverem bem treinados.

Adicione o inseto da cidade grande à sua coleção
Saindo do ginásio, Bianca irá te chamar pelo Xtransceiver e dirá para encontrá-la ao norte da cidade. Aproveite para restaurar seus pokémons no PokéCenter, vá até a área do chafariz e de lá siga em direção ao norte. Nesta última rua da cidade encontramos o Name Rater no prédio da esquerda. No prédio da direita podemos pegar o elevador e encontrar pessoas falando em diversos idiomas. Siga em frente nesta última rua e sairá da cidade. Você encontrará Bianca aqui, então, prepare-se para batalhar com ela!
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Bianca usa:
Herdier lv.18
Munna lv.18
Pansear lv.18
Dewott lv.20
Herdier lv.18
Munna lv.18
Panpour lv.18
Servine lv.20
Herdier lv.18
Munna lv.18
Pansage lv.18
Pignite lv.20
Fique atento, embora Bianca tenha o inicial de fraqueza ao seu, agora ela tem o macaquinho de vantagem ao seu inicial. Recupere seus pokémons após a batalha e siga para o deserto.
DESERT RESORT E O RELIC CASTLE
Saindo de Castelia estará numa rota desértica. Cheren estará aqui te esperando para mais uma batalha!

Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Cheren usa:
Pidove lv.20
Liepard lv.20
Pansage lv.20
Pignite lv.22
Pidove lv.20
Liepard lv.20
Pansear lv.20
Dewott lv.22
Pidove lv.20
Liepard lv.20
Panpour lv.20
Servine lv.22
Cheren agora tem o macaquinho do mesmo tipo que seu inicial. Assim que derrotar Cheren, vamos explorar a rota desértica. Aqui os pokémons selvagens aparecem pela areia. Repare que existem alguns canteiros diferentes de areia. A areia por onde você anda e deixa pegadas não aparece pokémons. Os pokémons aparecem na areia mais funda, aquela que você anda e deixa um rastro de sombra. Sandile, Darumaka e Scraggy são os pokémons que aparecem na areia. Quando estiver enfrentando os treinadores haverá efeito de Sandstorm permanente nas batalhas, que fere a cada rodada pokémons que não são dos tipos pedra, terra ou metálico. Por aqui há uma casa onde recuperam os seus pokémons e outra onde você pode receber o TM28 - Dig. Ao norte desta área há uma pista que vai para a esquerda, siga por ela, passe por debaixo de uma ponte onde trafegam caminhões e entre no deserto propriamente dito.
Haverá um daqueles treinadores que é médico, batalhe com ele e tenha seus pokémons restaurados. Nas areias daqui poderão aparecer também Maractus, Dwebble e Sigilyph. Procure passar por cada cantinho do deserto, pois por aqui encontramos alguns itens bastante úteis, use e abuse do Dowsing MCHN. Vá percorrendo o deserto enfrentando os treinadores (lembre-se que os Pokémon Ranger te dão berries após as batalhas). Ao norte do deserto você encontrará duas entradas para as ruínas. Entre naquela que estiver rodeada de estátuas de Darmanitan no Zen Mode. Este é o Relic Castle, onde podemos encontrar o pokémon fantasma Yamask. Você notará que aqui há algumas porções de areia movediça, é possível andar normalmente sobre elas, mas cuidado para não correr, pois se tentar correr a areia movediça irá te arrastar para o buraco, fazendo você cair no andar de baixo. Passando pela segunda porção de areia movediça, fale com a menina e ela te dará para escolher duas opções: Cover Fossil (que revive em Tirtouga) e Plume Fossil (que revive em Archen). Escolha o fóssil que preferir, ele poderá ser revivido no museu do 2º ginásio (com a balconista da direita) e virá no lv.25.
Após conseguir o seu fóssil, retorne à pista principal da rota desértica. Vá andando para o norte do local onde você e Cheren batalharam, passe por debaixo de outra ponte por onde passam caminhões, enfrente um último treinador aqui e siga rumo a próxima cidade.
NIMBASA CITY, A CIDADE DA DIVERSÃO
Cheren e Juniper estarão te aguardando na entrada da cidade. A profª dará a vocês algumas Ultra Balls, muito gentil da parte dela. Entrando na cidade, estarão alguns capangas da Equipe Plasma prestes a atacar um velhinho, que pedirá por sua ajuda. Enfrente-os e faça-os fugir. Esse velhinho é ninguém menos do que aquele que toma conta do DayCare, ele lhe dará como gratificação uma bicicleta! Agora já podemos andar de bike, além de termos permissão para cruzar pokémons no DayCare. Quando o vovozinho sair, Bianca virá e irá mencionar sobre algumas das atrações da cidade, mais particularmente do Pokémon Musical Hall, o qual ela mais quer ver. Vá ao Centro Pokémon e recupere seus pokémons, caso queira aproveitar, a lojinha deste Centro vende alguns TMs. Esta cidade tem alguns locais interessantes para se visitar.


A construção logo à direita do Centro é o Battle Subway. Ao se aproximar dele, uma menina virá e te dará um Vs. Recorder. Os metrôs que existem neste local funcionam como uma Battle Tower, cada linha de metrô tem uma cor que indica um tipo de batalha diferente. Em uma das linhas (Brown Line) não há batalhas, o metrô te levará a uma outra cidade (Anville Town) que só pode ser acessada via linha marrom do metrô. Em Anville não há muito o que fazer, mas tem uma pessoa que lhe dará uma Rare Candy e uma outra que lhe dá um item diferente toda semana. Nos fins de semana costumam aparecer gente nova na cidade que aceita trocar itens com você. Se quiser saber mais sobre a Battle Subway, tem um mini-guia no fim do detonado. De volta a Nimbasa, na casa ao norte do PokéCenter há uma pessoa que te dá Sun Stone, pedra necessária para evoluir Cottonee e Petilil. Na casa logo à esquerda dessa você consegue o HM04 - Strength, necessário para empurrar grandes pedras (ele só será liberado quando obtiver a insígnia desta cidade). A velha senhora desta casa lhe dará um Soothe Bell se mostrar um pokémon feliz a ela.
Ao norte da cidade, Bianca estará te esperando na entrada do Pokémon Musical Hall, mesmo se tentar sair da cidade pela esquerda, ela virá e te chamará. Lá dentro, um homem te dará o Prop Case, que serve para por alguns acessórios em seu pokémon. Depois que Bianca sair, procure uma menina aqui, ela irá te dar o TM49. Saia também, você verá Bianca conversando com o pai dela, que não gosta nada da ideia de ela sair numa jornada pokémon. Elesa, a líder do ginásio desta cidade, aparecerá para convencer o pai de Bianca a deixá-la livre. Após presenciar essa cena, talvez queira visitar os estádios que ficam ao lado do PokéMusical. No campo menor (Small Court) podemos encontrar jogadores de tênis ou basquete, já no campo maior (Big Stadium) podem aparecer jogadores de beisebol, futebol ou futebol americano. Você poderá batalhar com um dos jogadores de cada estádio, o esporte que estarão jogando dependerá do dia da semana. No campo menor jogam tênis nas segundas, quartas, sextas e domingos, já basquete jogam de terça, quinta e sábado. No campo maior, jogam beisebol de segunda, quinta e domingo, futebol às terças e sextas, e por fim, futebol americano nas quartas e sábados.
Volte à entrada da cidade (onde você batalhou com aquele capanga da Equipe Plasma) e siga pela direita, passando por baixo de um arco com pentágonos coloridos que piscam. Você acaba de entrar em um parque de diversões e logo adiante avistará N. Ele irá te convidar para um passeio na roda gigante. Enquanto apreciam a vista, N contará sua visão sobre mundos separados para humanos e pokémons. N vê os pokémons como seus amigos e acredita que eles não devem ser utilizados como brinquedos (é por isso que ele sempre usa pokémons que você encontra pelas redondezas do local em que batalham, ele deixa livre os pokémons que "captura"). Ao sair da roda gigante, membros da Equipe Plasma virão. Isso mesmo, N está trabalhando com Ghetsis como líder da Equipe Plasma! Embora tenha um gênio pacífico, ele é o líder da organização criminosa deste continente. Ele te desafiará numa batalha!

N usa:
Sandile lv.22
Darumaka lv.22
Scraggy lv.22
Sigilyph lv.22

Ele tem na mão alguns pokémons que você viu recentemente no deserto, portanto, não deve ter muitos problemas para derrotá-lo. Os vilões irão embora após a batalha. Recupere seus pokémons e volte aqui no parque de diversões. A casa com luzes coloridas é a entrada de uma montanha russa, ou melhor, do nosso 4º ginásio! Pegue sua Fresh Water com o porteiro. Aqui você terá que percorrer o ginásio nos carrinhos da montanha russa. Existem alguns botões coloridos no chão que você deve pisar para mudar a direção dos trilhos por onde percorrem os carrinhos. Tome cuidado pois alguns treinadores irão sair dos carrinhos quando você for embarcar neles. A líder está na última plataforma.
Elesa usa:
Emolga lv.25
Emolga lv.25
Zebstraika lv.27

Dica: Como Emolga é parte tipo voador, golpes terrestres não irão afetá-lo. Nele, prefira golpes tipo pedra, ou gelo, caso possua. Tome cuidado ao usar golpes físicos, pois poderá ficar paralisado. Evite por em campo voadores e aquáticos.

Obtenha os volts que carregam o seu porta-insígnia
Agora que derrotou a líder, há uma coisa que talvez te interesse. É possível voltar todos os dias para a roda gigante para batalhar com um treinador. Ele estará te esperando em frente à roda gigante e irá te chamar para um passeio nela após as batalhas. Em cada estação do ano aparece um treinador diferente para se batalhar aqui e ele pode variar se você estiver jogando como menino ou como menina.
PASSANDO PELA LOSTLORN FOREST E DRIFTVEIL DRAWBRIDGE
Para continuarmos nossa jornada, o caminho que devemos tomar é aquela saída da esquerda de Nimbasa. Porém existem alguns lugares onde podemos dar uma passadinha, sugiro que exploremos esses lugares antes de prosseguirmos. Recupere seus pokémons. Ao norte da cidade, siga pela direita e saia pela rota 16. Há alguns treinadores aqui que você pode batalhar (lembre-se que policiais só batalham pela noite). A passagem que temos mais à direita está interditada, então siga pelos matinhos ao norte. Neles, podemos achar Minccino, Trubbish, Liepard, Gothita (em Black apenas) e Solosis (em White). Nos matinhos que se sacodem, poderão aparecer Emolga e Cinccino, se procurar bem. Você irá notar uma pedra gigante por aqui fechando uma passagem. Se ainda não o fez, ensine a técnica do HM Strength para um de seus pokémons. Você será capaz de empurrar essas grandes pedras com essa técnica. Ao norte do local existe a Lostnorn Forest. É neste local onde se encontra o Zoroark do evento dos cães lendários shiny. Por ora, por aqui só podemos encontrar alguns itens, e pelos matinhos, formas evoluídas de pokémons que já vimos, como Swadloon e Tranquill, enquanto os matinhos que se sacodem possui opções bem diversificadas, como Unfezant e Leavanny, além de Pansage, Pansear, Panpour, Emolga, Whimsicot (Black) e Lilligant (White), e claro, Audino. Ao norte vemos um trailer onde vive uma mulher que não fala. Se vier aqui com um dos cães lendários shiny, ela sairá do trailer e começará uma batalha contra Entei (se você tiver Raikou), Suicune (se você tiver Entei) ou Raikou (se você tiver Suicune), mas que na verdade nada mais é do que um Zoroark transformado no lv.25.

Se quiser, pode aproveitar que agora tem uma bike para voltar rapidamente a alguns lugares do jogo. Na Pinwheel Forest existe um pequeno espaço no cercado à direita por onde é possível passar (antes uma pessoa bloqueava este local). Nesta área poderá achar alguns itens. Caso queira, volte até Striaton (cidade do 1º gym) e saia pelo sul, haverá uma daquelas pedras de se usar Strength, empurre-a para chegar até o item. Aproveite também e continue indo até Nuvema Town, entre no laboratório da profª Juniper, ela irá te dar o TM54 caso tenha visto ao menos 30 pokémons. Nada mais a fazer, volte até Nimbasa e agora sim siga pela saída da esquerda da cidade. Assim que entrar na rota, Cheren irá se mostrar, a fim de batalhar.
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Cheren usa:
Liepard lv.24
Tranquill lv.24
Pansage lv.24
Pignite lv.26
Liepard lv.24
Tranquill lv.24
Pansear lv.24
Dewott lv.26
Liepard lv.24
Tranquill lv.24
Panpour lv.24
Servine lv.26
Depois de derrotá-lo você vai encontrar Elesa novamente. Ela quer que vocês conheçam alguém e irá levá-los para ver Alder. Ele é nada mais, nada menos, que o campeão da Elite 4! Alder quer testar você e Cheren em uma batalha em dupla contra duas crianças. Cheren vai curar seus pokémons e você poderá fazer uma batalha ao lado de Cheren. Após isso estará livre para batalhar com os outros treinadores desta rota. Após explorar o lugar, verá Elesa e Cheren mais uma vez. Elesa irá pedir para que desçam a ponte levadiça para que você possa atravessá-la. Aprecie a cena.


Enquanto estiver atravessando a ponte, repentinamente poderão aparecer algumas sombras no chão, de alguma coisa que está prestes a cair do céu. Quando avistar essas sombras, ande por cima delas, pois irá conseguir um item, uma pena que serve para aumentar algum stat de seu pokémon. Além de itens, essas sombras funcionam como os matinhos que se mexem e os montinhos de poeira das cavernas, tendo a chance de aparecer Ducklett nessas sombras. Termine de atravessar a ponte e chegará na próxima cidade.

DRIFTVEIL CITY E O COLD STORAGE
Ao se aproximar, verá Cheren conversando com o líder desta cidade, Clay. Você saberá que a Team Plasma está por aqui. Da entrada da cidade, entre na segunda casa que avistar. Aqui existe uma pessoa que ensina os golpes Grass Pledge, Fire Pledge e Water Pledge para qualquer pokémon inicial, de qualquer geração, dependendo de seu tipo. Esses golpes causam um efeito especial quando utilizados ao mesmo tempo numa batalha em dupla. Vá restaurar seus pokémons no Pokémon Center (aproveite que vai pra lá e consiga Repeat Ball com uma pessoa no andar de cima), se quiser, na lojinha deste Centro vendem Dusk Balls. Na casa ao sul do Centro uma pessoa te dará uma Shell Bell caso você já tenha visto 50 pokémons diferentes pelo jogo. Na casa à esquerda do Centro uma pessoa pergunta por um golpe (cada dia ela pergunta um golpe diferente), mostre um pokémon com o golpe que ela pedir e receba Heart Scale. Na outra casa uma pessoa está oferecendo um Basculin em troca de seu Minccino, caso possua um e esteja interessado, faça a troca.

Na parte esquerda da cidade verá uma área encoberta com um pavilhão (Driftveil Market), aparentemente é um tipo de feira, onde são vendidos itens diversos, como ervas, por exemplo. É possível entrar nesse lugar pelo norte e pelos lados também, dependendo do lugar onde você entrar pode ter acesso a um item. Você verá um motoqueiro do lado de fora dessa venda, logo à esquerda. Ele irá fazer uma batalha 3×3 com você, caso aceite. Se estiver jogando Black, será uma batalha rotacional. Se for White, será uma batalha em trio. Ambas dispõem de 3 pokémons em cada lado do campo, porém nas batalhas rotacionais apenas o pokémon que estiver na frente é que atacará. Você pode girar os seus pokémons no campo sem gastar um turno para isso, escolhendo assim qual pokémon ficará na frente em cada turno. As mesmas regras valem para o seu adversário, portanto, tenha cuidado, se por exemplo você quiser derrotar o pokémon de terra do adversário usando um tipo água, talvez você seja surpreendido pela rotação no campo adversário, com a troca daquele tipo terra por um elétrico. Já nas batalhas em trio, seus três pokémons atacarão em cada turno, mas com um detalhe: o pokémon que estiver na ponta da esquerda não atingirá o adversário da ponta da direita, e vice-versa, para ambos os lados. Somente o pokémon do meio pode acertar qualquer um do campo adversário, portanto, veja bem quem você vai deixar no meio.
Seguindo para o sul encontraremos o Cold Storage. Nos matinhos daqui encontramos de novidade Vanillite, um tipo gelo. Pegue alguns itens e treinadores e siga em direção à construção à esquerda deste local. Cheren irá aparecer por aqui (esse rival está em todo lugar hein?). Entre neste lugar, aparentemente é uma espécie de frigorífico. O chão é escorregadio em algumas partes, preste atenção por onde estiver deslizando. Enfrente os treinadores no caminho. Chegará a um contêiner, junte-se a Cheren aqui e derrote alguns membros da Equipe Plasma. Zinzolin, um dos 7 sábios, estará aqui também. Após derrotá-los, Clay chegará com seus homens e irá levar embora os plasmáticos. Saia também e volte à cidade.
Recupere seus pokémons e vá para o extremo norte da cidade, siga então pela direita até encontrar Cheren, Clay e a Equipe Plasma novamente. Ghetsis estará aqui para enrolar Clay, fazendo ele libertar seus rapazes. Após uma discussão, todos irão embora e você poderá entrar no edifício de uma construtora que há bem aqui. Essa construtora é também o ginásio de Clay. Recolha seu Fresh Water com o porteiro do ginásio e siga em direção a uma plataforma de metal. Essas plataformas terão placas com uma seta para cima e outra para baixo. Elas funcionam como um elevador, utilize-as para fazer as plataformas subirem ou descerem. O líder estará nas profundezas do subsolo.
Clay usa:
Krokorok lv.29
Palpitoad lv.29
Excadrill lv.31

Dica: Num ginásio de terrestres, tipos aquáticos e de gelo são bem-vindos. Em Palpitoad, melhor um tipo planta. Considerando os tipos noturno e metálico dos outros dois, um tipo lutador também seria uma boa opção. Nem pense em usar elétricos aqui.

Sinta o tremor desta belezinha
SEGUINDO EM DIREÇÃO A CHARGESTONE CAVE
Recupere seus pokémons e saia pela esquerda da cidade. Você verá Bianca por aqui. Já sabe o que isso quer dizer...

Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Bianca usa:
Herdier lv.26
Musharna lv.26
Pansear lv.26
Dewott lv.28
Herdier lv.26
Musharna lv.26
Panpour lv.26
Servine lv.28
Herdier lv.26
Musharna lv.26
Pansage lv.26
Pignite lv.28
Derrote-a e você será premiado com o HM02 - Fly! Com esta técnica, seu pokémon poderá fazer você voar para qualquer cidade já visitada antes. Aproveite e voe até Nuvema Town, entre no laboratório da profª Juniper, ela irá te dar o TM17 caso tenha visto ao menos 60 pokémons. Retorne ao local onde batalhamos com Bianca. Nesta rota que estamos entrando, encontraremos pelos matinhos pokémons como Deerling, Karrablast e Foongus. Deerling terá uma coloração diferente dependendo da estação do ano que estiver. Falando nisso, nos meses de inverno costumam aparecer Vanillish no lugar dos Tranquills que geralmente aparecem por aqui. Fique atento aos itens que for recolher do chão, alguns deles podem ser, na verdade, Foongus. Enfrente os treinadores que encontrar. No caminho, haverá um centro de pesquisas das estações do ano, um dos pesquisadores está estudando a mudança de forma de Deerling pelas estações. Se você tiver capturado esse pokémon, venha mostrá-lo a este pesquisador em cada estação do ano, quando ele tiver visto a última forma de Deerling, ele te dará uma Leaf Stone. Nesta rota, verá uma casa de telhado vermelho onde você pode ir para restaurar seus pokémons. Uma menina nesta casa de dá Shiny Stone.
Ao norte da rota está localizada a Chargestone Cave. Só que não é possível entrar, a entrada está bloqueada por uma teia de aranha. Tente mexer nela e Clay aparecerá! Ele removerá aquela teia para você com a ajuda de Krokorok. O que ele veio fazer aqui? Te entregar um TM, que todo líder entrega após a batalha. Não sei se reparou, mas o desajeitado aqui esqueceu de te entregar o TM dele quando você o derrotou. Enfim, agora poderá entrar na caverna. Logo na entrada, dois membros da Tríade das Sombras irão surgir do nada e te pegarão. A Tríade das Sombras é composta por três servos fiéis de N e Ghetsis, e que aparecem e desaparecem misteriosamente no ar, feito ninjas. Eles irão te levar até N, que está na caverna. Ele não irá batalhar com você ainda e irá seguir caverna a dentro. Por aqui podemos encontrar pokémons como Boldore, Joltik, Klink, Ferroseed e, se procurar bem, Tynamo. Nesta caverna é possível evoluir Magneton e Nosepass caso eles subam de level - provavelmente você não possui esses pokémons a essa altura do jogo, mas fica como informação.
Você verá um tipo de cristal azul impedindo a passagem. Quando se aproximar dele, Bianca aparecerá, junto com a profª Juniper. Enquanto a profª está fazendo suas pesquisas na caverna, Bianca é sua guarda-costas. Receba um Lucky Egg da professora, item que aumenta em 50% a experiência ganha numa batalha, ótima para seu pokémon segurar enquanto estiver treinando. Para mover os cristais azuis do caminho, você deve empurrá-los em direção a algumas grandes pedras de cor azul, elas emanam uma energia elétrica que atrai esses cristais. Se empurrar para qualquer outra direção, eles não sairão do lugar. Vá abrindo caminho pela caverna, enfrentando treinadores e recolhendo itens. Em certo ponto Bianca e Juniper virão te encontrar de novo. Siga o caminho ao sul até chegar numa ponte. Você será cercado pela Tríade das Sombras novamente, eles farão você atravessar a ponte. Continue explorando e até encontrar uma passagem que te leva ao andar de baixo da caverna.
Você verá dois carinhas um do lado do outro por aqui. Fale com eles para conseguir uns Nuggets. Se tomar o caminho à esquerda deles poderá voltar ao andar de cima e ter acesso a um item. No caminho à direita deles haverá um doutor, lute com ele para seus pokémons serem recuperados após a batalha. Enquanto estiver na caverna, quando precisar de uma dose de recuperação, venha falar com esse médico. Logo adiante haverão alguns soldados da Team Plasma, os quais você deverá batalhar para seguir em frente. Após passar por eles haverão dois caminhos a seguir. Siga pela esquerda, descendo um andar abaixo. Enfrente os treinadores e pegue os itens desse andar, depois suba de volta ao andar onde você enfrentou os Plasmas e suba mais um andar por aquele caminho da direita. Termine de explorar este último andar e então encontre N. Agora sim ele irá batalhar com você, e desta vez, usando os pokémons que você viu pela caverna.
N usa:
Boldore lv.28
Joltik lv.28
Ferroseed lv.28
Klink lv.28

Após a batalha, Bianca e Juniper chegarão ao seu encontro. N não suporta a ideia de Juniper mandar treinadores capturar todos pokémons para completar a Pokédex e sai da caverna. Após isso, a saída da caverna estará liberada.
MISTRALTON CITY E A CELESTIAL TOWER
Trate de ir curar seus pokémons. Ao tentar seguir para o norte da cidade, Cedric, o pai da profª Juniper, aparecerá, ele falará uma atualização na sua pokédex para que seja possível ver as diferenças de formas de pokémons. Você verá também Skyla, a líder do ginásio desta cidade. Ela irá seguir em direção à Celestial Tower, logo logo iremos para lá também. Na casa à direita do PokéCenter vivem os Move Remember e Move Deleter dessas versões, um fará seu pokémon reaprender um golpe antigo a custa de um Heart Scale, enquanto o outro faz seu pokémon esquecer de algum golpe, ainda que seja um golpe de HM, que não podem ser esquecidos. Se quiser, explore um pouco o aeroporto que tem à esquerda da cidade, é possível achar alguns itens lá usando o Dowsing MCHN.


Saia de Mistralton pelo norte. Você acaba de entrar numa rota onde tem gramado alto, nesse matinho não dá para passar se estiver montado em sua bicicleta. Há uma pista estreita aqui, mas também não é possível andar de bike sobre ela, você terá de andar a pé sobre essa pista estreita se quiser evitar passar pelos matinhos. Tome cuidado para não perder o equilíbrio quando estiver andando sobre elas, como são muito estreitas, você pode acabar caindo no matinho. Entre os treinadores que encontramos nessa rota, estará um que te desafiará numa batalha rotacional (se estiver jogando Black) ou em uma batalha em trio (se for White). Nos matinhos pode aparecer Zebstraika e, nos meses de inverno, Cubchoo. Prossiga seguindo para o norte e encontrará a Celestial Tower. Se quiser, um pouco antes tem um caminho que segue pela direita onde encontramos uma casa, nela a senhora pode curar seus pokémons. É bom curar seus pokémons antes de entrar na torre.
Pela torre, você verá várias lápides que foram construídas em memória a pokémons que faleceram. Apenas dois pokémons poderão aparecer enquanto anda pela torre: Litwick e Elgyem. Vá subindo a torre, enfrentando o pessoal que estiver no caminho. Em um dos andares haverá uma enfermeira que cura seus pokémons após a batalha. No topo da torre encontrará Skyla. Dê um toque no grande sino que tem aqui e a líder voltará para seu ginásio. O que você acha? Use fly para voar de volta a Mistralton e vamos para o ginásio! Ele é na verdade uma das bases do aeroporto, aquela que está situada ao norte da pista de aviões. Obtenha um Fresh Water com o porteiro daqui. A primeira coisa que você notará são os canhões que temos neste ginásio. Estas serão as ferramentas você vai utilizar para se locomover pelo ginásio. Você deverá entrar nos canhões fazendo o papel de homem-bala. É possível entrar nos canhões de qualquer lado (se atente a isso), eles vão abrir para que você entre e, em seguida, você será atirado na direção em que você entrou no canhão. A líder estará te aguardando na plataforma mais alta deste ginásio.
Skyla usa:
Swoobat lv.33
Unfezant lv.33
Swanna lv.35

Dica: Pokémons voadores podem cair usando seus golpes elétricos, de pedra e de gelo. Evite tipos lutadores, de planta e insetos, pois poderão sofrer um pouco aqui.

Consiga o jato para continuar voando nessa jornada
Pule no canhão atrás de Skyla e será arremeçado para fora do ginásio, indo de cabeça direto para o teto... ok, talvez não pelo teto, mas te deixará na entrada do ginásio. Saia e N estará e esperando do lado de fora. Ele irá comentar sobre as Light e Dark Stones e irá embora. Vá restaurar seus pokémons. Entre na casa acima do PokéCenter e fale com o garoto de boné, ele dirá que guardou um tesouro na parte de baixo da pista de aviões, se você for para lá encontrará o TM40. Saia pelo norte da cidade e siga pelo caminho da direita (aquele passando uma casa onde curam seus pokémons). Explore esse local, caso ainda não tenha feito, e continue indo ao norte, até encontrar Cheren. Bem, vamos a mais uma batalha contra o nosso rival.
Se a sua escolha foi :

Snivy

Tepig

Oshawott
Cheren usa:
Unfezant lv.33
Liepard lv.33
Simisage lv.33
Pignite lv.35
Unfezant lv.33
Liepard lv.33
Simisear lv.33
Dewott lv.35
Unfezant lv.33
Liepard lv.33
Simipour lv.33
Servine lv.35
Após a batalha, Alder, que assistia tudo do topo do penhasco, irá pular de lá. Ele irá te presentear com o HM03 - Surf. Sabe o que isso significa? Agora você poderá nadar pelas água de Unova! Cuide já de ensinar a técnica Surf a um de seus pokémons. Antes de prosseguirmos pela caverna que há em cima do penhasco de onde Alder pulou, vamos voltar a alguns lugares que antes não podíamos acessar por não podermos nadar. São opcionais, porém é importante visitá-los, depois retornaremos aqui.
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